Para fazer a defesa do Mestrado, é imprescindível que o aluno tenha completado a quantidade mínima de créditos obrigatórios (25 créditos), tenha cursado todos os cursos obrigatórios e tenha cumprido todas as exigências do Programa.
Exigências do Programa:
- Mínimo de 25 créditos
- Proficiência em Inglês
- Análise Estatística ou Bioestatística - 3 créditos
- Formação Dídático-Pedagógica em Saúde - 4 créditos
- Genômica, Proteômica, Lipidômica e Metabolômica - 8 créditos
- Seminários em Pesquisa e Medicina Translacional - 2 créditos
- Segurança em Laboratórios (obrigatório somente para quem tem atividades em laboratórios) - 4 créditos
- Bioética (obrigatório somente aos alunos graduados em Medicina) - 2 créditos
Procedimento:
Importante: Todas as defesas de dissertações de Mestrado dos alunos matriculados a partir do dia 01/04/2022 serão obrigatoriamente em sessões públicas, conforme os Artigos 103 e 104 do Regimento Interno da Pós-graduação e Pesquisa da Universidade Federal de São Paulo.
Documentos necessários:
- Formulário para encaminhamento de bancas - Mestrado (preenchido em todos os campos e assinado pelo orientador)
- Proposta para composição de banca - Mestrado (preenchida em todos os campos e assinada pelo orientador)
- Capa da Tese
- Ficha Catalográfica
- Parecer de aprovação do Comitê de Ética
- Certificado de Proficiência em Inglês (somente se não tiver sido apresentado anteriormente)
- Artigo publicado ou comprovante de submissão do artigo (caso ainda não tenha sido submetido o artigo, deverá ser apresentada uma carta de justificativa assinada pelo orientador)
- Versão integral da Dissertação em arquivo único no formato pdf
- Relatório de Similaridade emitido no Turnitin (seguir a orientação abaixo para emissão do Relatório de Similaridade)
Atenção: Todos os documentos devem ser enviados por e-mail em formato pdf. Os dois formulários, além de serem enviados por e-mail, também devem ser entregues pessoalmente, porque precisam ter a assinatura original do orientador.
Obs. Durante o período de pandemia, enquanto a Secretaria do PPG estiver fechada, os documentos devem ser enviados apenas por e-mail.
Composição da banca:
- Todos os membros da banca deverão possuir título de Doutor
- A banca examinadora será composta por três (3) membros titulares e um (1) membro suplente
- O orientador e o coorientador não poderão participar da banca
- Em caso de defesa pública o orientador presidirá os trabalhos, mas não emitirá parecer
- Somente um (1) membro poderá ser coautor de artigo(s) relacionado(s) à Dissertação
- Somente um (1) membro poderá pertencer ao quadro de orientadores do Programa
- Pelo menos dois (2) membros deverão ser externos à UNIFESP
Emissão do Relatório de Similaridade no Turnitin:
- O aluno deverá encaminhar sua tese/dissertação para a Biblioteca do Campus São Paulo para o e-mail biblioteca.csp@unifesp.br e solicitar a emissão do Relatório de Similaridade
- Enviar apenas Resumo, Abstract e toda a parte textual - Introdução; Objetivos; Revisão da Literatura; Métodos; Resultados; Discussão; Conclusão; etc. - (em arquivo único no formato pdf)
- Não enviar os seguintes elementos pré-textuais: Capa; Folha de rosto; Ficha catalográfica; Folha de identificação; Folha de aprovação; Dedicatória; Agradecimentos; Epígrafe; Sumário; Lista de figuras; Lista de tabelas; Lista de abreviaturas, siglas e símbolos; e os seguintes elementos pós-textuais: Referências; Apêndices; Anexos; Bibliografia consultada
Em caso de defesa pública, a ata da defesa da Dissertação deverá ser assinada eletronicamente pela banca no SEI Unifesp (Sistema Eletrônico de Informações). Esse processo será instruído pela Secretaria do PPG.