ptenes

Defesa de Mestrado

Para fazer a defesa do Mestrado, é imprescindível que o aluno tenha completado a quantidade mínima de créditos obrigatórios (25 créditos), tenha cursado todos os cursos obrigatórios e tenha cumprido todas as exigências do Programa.

Exigências do Programa:

  • Mínimo de 25 créditos
  • Proficiência em Inglês
  • Análise Estatística ou Bioestatística - 3 créditos
  • Formação Dídático-Pedagógica em Saúde - 4 créditos
  • Genômica, Proteômica, Lipidômica e Metabolômica - 8 créditos
  • Seminários em Pesquisa e Medicina Translacional - 2 créditos
  • Segurança em Laboratórios (obrigatório somente para quem tem atividades em laboratórios) - 4 créditos
  • Bioética (obrigatório somente aos alunos graduados em Medicina) - 2 créditos

Procedimento:

Importante: Todas as defesas de dissertações de Mestrado dos alunos matriculados a partir do dia 01/04/2022 serão obrigatoriamente em sessões públicas, conforme os Artigos 103 e 104 do Regimento Interno da Pós-graduação e Pesquisa da Universidade Federal de São Paulo.

Documentos necessários:

Observações sobre o preenchimento deste formulário: 
 - Item 3.a: Informar se há alguém na banca que tenha sido professor ou aluno do seu orientador. Na banca pode ter no máximo 1 membro nessa situação.
Colocar o nome do professor ou não se aplica. Não pode ficar em branco.
  - Item 3.b: Informar se há alguém na banca que seja coautor de artigos relacionados à sua dissertação. Na banca pode ter no máximo 1 membro nessa situação.
Colocar o nome do professor ou não se aplica. Não pode ficar em branco.
  • Proposta para composição de banca - Mestrado (preenchida em todos os campos e assinada pelo orientador)
  • Capa da Tese
  • Ficha Catalográfica
  • Parecer de aprovação do Comitê de Ética
  • Certificado de Proficiência em Inglês (somente se não tiver sido apresentado anteriormente)
  • Artigo publicado ou comprovante de submissão do artigo (caso ainda não tenha sido submetido o artigo, deverá ser apresentada uma carta de justificativa assinada pelo orientador)
  • Versão integral da Dissertação em arquivo único no formato pdf
  • Relatório de Similaridade emitido no Turnitin (seguir a orientação abaixo para emissão do Relatório de Similaridade)

Atenção: Todos os documentos devem ser enviados por e-mail em formato pdf. Os dois formulários, além de serem enviados por e-mail, também devem ser entregues pessoalmente, porque precisam ter a assinatura original do orientador.

Obs. Durante o período de pandemia, enquanto a Secretaria do PPG estiver fechada, os documentos devem ser enviados apenas por e-mail.

Composição da banca:

  • Todos os membros da banca deverão possuir título de Doutor
  • A banca examinadora será composta por três (3) membros titulares e um (1) membro suplente
  • O orientador e o coorientador não poderão participar da banca
  • Em caso de defesa pública o orientador presidirá os trabalhos, mas não emitirá parecer
  • Somente um (1) membro poderá ser coautor de artigo(s) relacionado(s) à Dissertação
  • Somente um (1) membro poderá pertencer ao quadro de orientadores do Programa
  • Pelo menos dois (2) membros deverão ser externos à UNIFESP

Emissão do Relatório de Similaridade no Turnitin:

  • O aluno deverá encaminhar sua tese/dissertação para a Biblioteca do Campus São Paulo para o e-mail biblioteca.csp@unifesp.br e solicitar a emissão do Relatório de Similaridade
  • Enviar apenas Resumo, Abstract e toda a parte textual - Introdução; Objetivos; Revisão da Literatura; Métodos; Resultados; Discussão; Conclusão; etc. - (em arquivo único no formato pdf)
  • Não enviar os seguintes elementos pré-textuais: Capa; Folha de rosto; Ficha catalográfica; Folha de identificação; Folha de aprovação; Dedicatória; Agradecimentos; Epígrafe; Sumário; Lista de figuras; Lista de tabelas; Lista de abreviaturas, siglas e símbolos; e os seguintes elementos pós-textuais: Referências; Apêndices; Anexos; Bibliografia consultada

Em caso de defesa pública, a ata da defesa da Dissertação deverá ser assinada eletronicamente pela banca no SEI Unifesp (Sistema Eletrônico de Informações). Esse processo será instruído pela Secretaria do PPG.

 

© 2013 - 2023 Universidade Federal de São Paulo - Unifesp

Rua Botucatu, 740, 5º andar, sala 562, Edifício Octávio de Carvalho - Vila Clementino • CEP 04023-062 - São Paulo - SP 

+55 11 3385-4100 Ramal 3027 / +55 11 5576-4228 • ppg.medicinatranslacional@unifesp.br