Linha de Pesquisa: OBTENÇÃO E CARACTERIZAÇÃO DE ENZIMAS E BIOMATERIAIS PARA APLICAÇÕES NA ÁREA DA SAÚDE
A utilização de conceitos físicos e químicos tem permitido o desenvolvimento e ou isolamento de novos bioprodutos, como enzimas e biomateriais, os quais encontram inúmeras aplicações na área da saúde.
A síntese de biomateriais pode se dar a partir da reticulação (crosslinking) de diferentes matrizes poliméricas (como: alginato, colágeno, metilcelulose, etc) reticuladas pela ação de produtos naturais ricos em polifenois, de enzimas como oxirredutases e de outras moléculas e íons.
Dentre os principais enfoques dessa linha de pesquisa estão:
1) A obtenção e purificação de extratos naturais (como de barbatimão e outros ricos em polifenois) e de enzimas, como oxirredutases e proteases de diferentes fontes;
2) A modificação e caracterização de tecidos como a córnea, esclera, pele, através da ação desses produtos naturais e enzimas, como possibilidade para tratamento de doenças;
3) O desenvolvimento e caracterização de hidrogéis através da reticulação de matrizes poliméricas pela ação dessas enzimas, produtos naturais e outras moléculas, para aplicação em bioimpressão, curativos, substitutos vítreos, etc.
4) A caracterização dos biomateriais e tecidos reticulados através de diferentes técnicas, como calorimetria exploratória diferencial (DSC), análise dinâmico-mecânica, resistência a degradação enzimática, espectroscopia de IV, microscopia de força atômica, microscopia eletrônica de varredura, etc.
Assim, é possível desenvolver novos produtos e tecnologias, integrando especialistas de diferentes áreas como: oftalmologistas, químicos, farmacêuticos e engenheiros, além de estudantes de graduação e de pós-graduação.