E-mail: ramon.mello@unifesp.br
Selecione a Área ou Linha de Pesquisa para descrição.
Área: IDENTIFICAÇÃO E MONITORIZAÇÃO DE PROCESSOS PATOLÓGICOS
O aprofundamento do conhecimento etiopatogênico das doenças foi marcadamente influenciado pelo desenvolvimento de novos métodos de identificação e seguimento dos processos patológicos. Neste contexto, ferramentas laboratoriais e funcionais mais precisas e específicas acompanham as novas descobertas e a quebra de paradigmas do conhecimento vigente. O comportamento sistêmico das patologias no seu aspecto vascular, metabólico e inflamatório, na dependência do perfil genético do hospedeiro, responde de formas diferentes às intervenções com fármacos, agentes físicos e químicos. Logo, a medicina translacional, integrando os aspectos moleculares e celulares básicos às questões clínicas prementes ao diagnóstico das enfermidades, tem papel crucial em redefinir o papel dos procedimentos tradicionais em Medicina Interna.
Esta área de concentração reúne um grupo altamente sinérgico de linhas de pesquisa que investiga novos rumos para a interação entre biomarcadores moleculares e humorais com os determinantes genéticos de resistência e susceptibilidade a doenças de grande impacto epidemiológico no nosso meio, como as hepatites virais, o diabetes melitus, a cardiopatia chagásica e as neoplasias gastrointestinais. O mesmo enfoque é aplicado à terapias substitutivas de grande importância social, os transplantes renal e cardíaco, na qual a Instituição ocupa posição de vanguarda no cenário científico internacional. Adicionalmente, a pesquisa aplicada em métodos diagnósticos de avaliação funcional cardiovascular e gastrointestinal, visa o aperfeiçoamento e avanço metodológico com claras perspectivas de integração com os determinantes micro-estruturais das doenças sob investigação. Como corolário, espera-se desta Área de Concentração o desenvolvimento de produtos finais e procedimentos inovadores em Saúde, com clara relevância para o atendimento da demanda social brasileira.
Linha de Pesquisa: ONCOLOGIA DE PRECISÃO E QUIMIOSSENSIBILIDADE
O nosso grupo trabalha na identificação e validação de variantes genéticas que influenciam no desenvolvimento e no impacto no comportamento clínico de diversos tumores malignos, nomeadamente os tumores torácicos e tumores do tracto gastro-intestinal. Além disso, o grupo desenvolve trabalhos para a identificação de biomarcadores preditivos de efeito terapêutico, bem como o desenvolvimento de novas estratégias terapêuticas para o tratamento de tumores malignos através de ensaios clínicos e estudos de quimiossensibilidade em cultura de células 3D.
Área: EPIDEMIOLOGIA E AVALIAÇÃO DE NOVAS TECNOLOGIAS EM SAÚDE
Nessa área do Programa concentram-se linhas de pesquisa que utilizam ferramentas de epidemiologia clínica para a criação de novos conhecimentos na caracterização de tendências geográficas e temporais na ocorrência de diferentes agravos de saúde, reconhecimento de populações susceptiveis, padrão e comportamento microbiológico de agentes de infecções invasivas, assim como a avaliação da qualidade de evidência disponível para a validação de novas tecnologias para o diagnóstico e o tratamento de doenças com relevância em saúde pública.
Linha de Pesquisa: ECONOMIA DA SAÚDE (FARMACOECONOMIA) EM ONCOLOGIA
O nosso grupo tem como objetivo analisar e melhorar a eficiência dos sistemas de saúde em oncologia. Atualmente, o tratamento do câncer evoluiu bastante em termos de inovações de tecnologias de saúde, quer seja no surgimento de biomarcadores preditivos e prognósticos ou em novas estratégias de tratamento para os tumores malignos, como a quimioterapia com nano-partículas, imunoterapia, terapia alvo, cirurgia robótica e a radio-cirurgia. O nosso grupo estuda mecanismos para facilitar a tomada de decisão de gestores em saúde e melhor alocação de recursos financeiros escassos, na tentativa de maximizar a eficiência dos desfechos em oncologia, através de análises de custo-efetividade e entendimento de modelos de gestão, eficiência e sustentabilidade de fontes pagadoras.
Não foi possível exibir os dados do orientador, pois no momento não possui vínculo de orientador com os PPG's da Unifesp.